segunda-feira, 30 de maio de 2011

Europa 2011 - Capítulo IV

DIARIO DE UMA VIAGEM
Fátima Santos

03/05 (3ª feira) – Madrugamos para tomar café e viajar para Rouen. Deixamos as malas guardadas no Hotel, pois voltaríamos no dia 08, domingo. Fomos para Saint Lazare, pegar o trem das 08:20hs. Chegamos em Rouen às 09:49hs.

Pegamos um taxi e fomos para o Hotel (ETAP).  Acomodamos nossas bagagens e fomos conhecer Rouen. Pegamos um trem (ou bonde) e prá variar não pagamos passagem, pois não conseguimos efetuar a compra do “billet” numa máquina complicada. Até que nos esforçamos, né? Mas não deu...  Passamos o dia todo andando por Rouen.
Rouen é uma das maiores e mais atraentes cidades do norte da França. Situada na Normandia, sua arquitetura é testemunha de uma parte importante da história do país. A marca mais característica e visível desta cidade são os típicos prédios de arquitetura normanda, com peças de madeira aparente e ornamentada, com predominância das cores preta e branca.”

Começamos nossa visita na Place Du Vieux-Marché, onde Joana D’Arc foi queimada.. A belissima igreja de Santa Joana d'Arc foi construida em 1979 na praça do velho mercado (Vieux Marché) onde ela foi queimada em 1431. O projeto moderno valoriza os vitrais que, protegidos e salvos pelos habitantes, pertenceram à antiga igreja de São Salvador que existia nesse local.

Ruy dá instruções enquanto um cãozinho anda entre as ruinas da igreja antiga ...

Na frente, o lugar onde Joana d'arc foi queimada. Atrás, um  charmosissimo mercadinho (tipo nossa "Cobal") que faz parte do projeto. Já começamos lá comprando uns queijinhos ...
Continuamos nosso passeio na rua que tem um dos relógios mais antigos da França,  o Gros Horloge.
O Gros Horloge (Grande Relógio), construído em 1389, é dos mais belos monumentos dessa cidade rica em beleza e história. Fica num pavilhão que une duas torres: a do Beffroi (do campanário) e a da Prefeitura. É dos mais antigos relógios públicos em toda a França.
O pavilhão separa a Praça do Velho Mercado do adro da Catedral de Rouen, que se alcança cruzando o esplêndido portal no alto do qual fica o relógio. É enorme, daí seu nome, e pode ser visto de longe.”
A rua do relógio é parecida com a “nossa” Rua do Ouvidor, por ser estreita e com muitas casas comerciais. Encontramos várias barraquinhas vendendo croissant e “sanduba”!   Ah! Dimas não sossegou enquanto não comprou um “sandubão” e saiu comendo-o pelas ruas, como faz a maioria das pessoas naquelas bandas!
 Bem, depois continuamos nosso passeio até a Catedral de Rouen. Linda! Essa catedral foi pintada por Monet, motivo de orgulho para seus habitantes. A Notre-Dame é uma obra-prima da arte gótica. Tiramos muitas fotos, cantamos. Fomos aplaudidos! Um jovem rapaz, ficou nos seguindo, sempre na esperança de uma nova canção.    Depois dessa visita, Ruy e Avelina foram almoçar. O dono do Restaurante é um português. Aí o papo rendeu...   Depois desse almoço nos dividimos.  Nós fomos para o lado mais moderno de Rouen. Passamos num “camelódromo” e depois  fomos dar uma volta pela cidade.  Vimos o Palácio da Justiça (um “desbunde”!). Comemos croissant, sentamos numa pracinha, onde não serviam bebida alcoólica (Dimas e Murilo estavam tremendo de vontade de tomar uma cervejinha. Ficaram só na vontade...).

Vera comprou muita coisa (só fotografando as vitrines). Depois nos encontramos com Ana e Ruy e pegamos um taxi de volta para o Hotel, pois no dia seguinte, iríamos para Tours.
Ana e Ruy: andamos e andamos pelas ruelas mais antigas da cidade, compramos morangos deliciosos num mercado, assistimos o último ensaio feito no órgão da igreja de St Ouen (como é esse nome em português?) antes de ser reformado! Verdade! Quando saímos, estavam baixando, de uma camionete, enormes caixas com tubos!

Tiramos fotos no parque contiguo para mostrar como a juventude curte descontraidamente esses lugares e voltamos ao lugar de encontro com os demais. Mas antes, repusemos forças: Ruy, com um chocolate quente e Ana, com um croissant (na sacola sobre a mesa)