sábado, 28 de maio de 2011

Europa 2011 - Capítulo II

DIÁRIO DE UMA VIAGEM II
 Fátima Santos

30/04 (Sábado) – Ah! Hoje é meu níver! Passamos quase que todo o dia resolvendo problemas  das passagens de trem p/fora de Paris. Tínhamos que trocar a confirmação recebida por email, pelos “Billet’s”.  Que rolo! Sentamos no saguão da gare e ali mesmo fomos confirmando tudo! OK!Ok! Ok!
 Tentando descobrir quais passagens faltavam e por que ...

De repente faltou o cartão de Crédito da Vera e ela teve que voltar ao Hotel para buscá-lo. Ana não imprimiu uma confirmação de passagem e teve que sair em busca de uma “Lan House”. Custou, mas finalmente encontramos e ela pode imprimir a confirmação que estava faltando. Tínhamos marcado um encontro às 15:30h. Nos encontramos todos de novo na estação Montparnasse e conseguimos efetivar todas as passagens.

Voltando pro hotel, no trem RER, que tem dois andares.
À noite, nos arrumamos para um jantar em grande estilo. Os homens “très chic”! Todos de blazer! As mulheres um luxo só! Fomos a um restaurante prá lá de chique, o Alcazar (A Z). Jantar a luz de velas, salmão, bacalhau, tudo regado a um delicioso vinho! Ah! Rolou muito pão e muita água também! (Na França é obrigatório servir água em todas as mesas, “0800”!).

Saímos do Alcazar e fomos passear pelas margens do Rio Sena. Tudo muito lindo! Pelo Sena, um desfile de “Bateaux Mouches”. Muita luz, muito som!  Curtimos muito!

Voltamos para o Hotel, como sempre, de metrô, trem ...
Na estação de Issy-Val de Seine, enquanto esperávamos o nosso tramway, nos empolgamos e começamos a cantar.

Ficamos cantando, cantando, cantando e...  “dançamos”!  O trem chegou e fomos para o Hotel. De repente, Murilo sentiu falta da bolsa com todos os seus documentos e sua grana também! (Por isso falei que “dançamos!”). Tocou o maior “rebu” no ETAP! Avelina foi no quarto perguntar se a bolsa dele estava comigo! Não estava com nenhum de nós!  Ruy e Murilo resolveram voltar prá Issy-Val de Seine. Juntei-me aos dois e lá fomos nós fazer o caminho de volta. Chegando ao nosso destino (era só uma estação). Eu e Ruy corremos para dentro da gare e, Murilo foi verificar no banco, onde estivemos sentados!   Que surpresa! Quando entramos na gare, quatro guardas estavam reunidos, com a bolsa do Murilo na mão, examinando o passaporte! Que felicidade! Tudo dentro da bolsa (até os euros)!  Gritei pelo Murilo que já estava atravessando as linhas do trem! Ele veio correndo  e a bolsa com todos os documentos foi entregue ao seu dono! Voltamos para o Hotel, felizes da vida, e fomos dormir!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
01/05 (domingo) – Tomamos nosso café da manhã, separamos nosso lanchinho para o dia e fomos  conhecer a Catedral Notre-Dame de Paris! Assistimos a missa e em seguida, num telão, a beatificação do Papa João II!  A Catedral é lindíssima, com seus inúmeros vitrais!

Não havia coral, só umas poucas sopranos maravilhosas. Em alguns momentos, uma ficava na frente conduzindo o canto. Havia também um organista incrível!

Passeamos pelos parques, tiramos várias fotos, demos comida aos passarinhos, e, curtimos muito!

Fátima e Vera alimentando passarinhos!

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena”.
Depois dessa visita maravilhosa, pegamos um trem para ir ao “Mercado das Pulgas” de Santorine.  Erramos o lugar e voltamos prá Paris, claro, todos passando por baixo ou por cima das roletas! Fomos almoçar no Quartier Latin, onde conhecemos a catedral  São Severino. Depois assistimos a um concerto Gospel na igreja de Saint-Julien-le-Pauvre, a mais antiga de Paris.

Os caras são muito bons! Ruy ficou tão entusiasmado que até estava (está?) cogitando a possibilidade de fazer um encontro de corais com só eles!!! Terminado o espetáculo, Ruy e Ana voltaram para o Hotel e o restante da turma foi dar uma volta pelo Quartier Latin. Tomamos sorvete e depois, caminho de volta.  Comemos uma pizza próximo ao ETAP.  Encontramos com Ruy e Ana, que também estavam lanchando. Fizemos uma pequena reunião no hall do Hotel e mudamos alguns planos. Decidimos ir ao Louvre e mandar só Ruy e Ana recepcionar o David que viria a Paris encontrar com a gente no dia seguinte. Vera, que tinha sacado o esquema do metrô, assumiu a liderança. Poderosa!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

02/05 (2ª feira) – Como Ruy e Ana foram recepcionar David, nós cinco, resolvemos conhecer o Louvre. Antes de irmos ao Museu, fomos tirar fotos oficias em frente a Torre Eiffel e em frente a Notre-Dame!

Ruy e Ana seguiram para encontrar com David, e nós, fomos andando pelas margens do Sena, em direção ao Louvre!
Finalmente, chegamos no Louvre, onde  tiramos muitas fotos. Entramos e  fomos curtir o museu. Vimos, com muito custo, a Mona Lisa, a Vênus De Milus e, muitas, muitas obras de arte, tais como as “Bodas de Canaã (Indescritível!).

Havendo um elevador hiper moderno, Avelina desceu nele. E assim que os funcionários perceberam que ela tinha alguma dificuldade para andar, nos ofereceram uma cadeira de rodas. Ela aceitou e não é que resultou ser uma boa idéia? Prática e muito divertida! Como estávamos usando a camisa do coral, fomos tratados com privilégios de grupo. Nem fizemos fila para ver a Mona Lisa!"

“O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).
É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vênus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente”.

À noite, jantamos uma pizza num restaurante próximo ao hotel e depois, nos dedicamos a preparar as nossas pertences para a seguinte etapa da viagem. Percorrendo várias cidades do interior da França, precisávamos de levar bagagens mais leves e deixar tudo o resto no hotel de Paris até nosso retorno, cinco dias depois.